4° INTERNATIONAL SPINAL DEFORMITY SYMPOSIUM

Nos dias 6 e 7 de Dezembro, o Dr. Raphael Pratali participou do 5° International Spinal Deformity Symposium que ocorreu em Nova Iorque (EUA). Esse simpósio é um dos principais eventos científicos  sobre DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL, tanto na população pediátrica (CRIANÇAS e ADOLESCENTES) quanto nos ADULTOS e IDOSOS. O simpósio é anualmente organizado pelos principais especialistas em DEFORMIDADE DA COLUNA VERTEBRAL dos EUA, Dr. Lawrence Lenke, Dr. Frank Schwab, sendo que o Dr. Raphael foi estagiário de ambos no passado, e Dr Chistopher Shaffrey.

No dia 7 de Dezembro, o Dr Raphael teve ainda a oportunidade de ministrar uma apresentação sobre um estudo que ele conduziu, em parceria com o Brazilian Spine Study Group, sobre a adaptação de um escore de previsão de riscos em CIRURGIAS COMPLEXAS para o tratamento de DEFORMIDADE DA COLUNA VERTEBRAL DO ADULTO na população brasileira. Sua apresentação despertou grande interesse entre os participantes e muito se discutiu sobre as perspectivas e diferenças entre a realização dessas cirurgias na América do Norte e Europa comparado com o Brasil.


Dr. Raphael comentou sobre o evento: “É um prazer poder participar novamente desse simpósio. É a quarta vez que venho e sempre aprendo muito. Foi uma honra poder ter apresentado nosso trabalho para adaptar o índice que avalia a fragilidade dos pacientes que necessitam cirurgia para tratamento de deformidade da coluna vertebral, sendo que pudemos ver que indivíduos com a saúde mais FRÁGIL têm risco muito aumentado de terem complicações associadas a essas cirurgias, comparados com indivíduos com a saúde melhor, independente da idade. Esses dados que observamos nas cirurgias no Brasil vão de encontro ao que vem sendo publicado por estudos nos EUA. Foi também uma grande responsabilidade ter representado o Brazilian Spine Study Group nesse evento internacional e uma honra ainda maior ter tido minha apresentação em uma sessão presidida pelo meu grande amigo Dr Han Jo Kim, com certeza um dos maiores especialistas em cirurgias de deformidades complexas da coluna vertebral no mundo. Espero poder voltar no ano que vem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *