DEFORMIDADE COMPLEXA DA COLUNA CERVICAL

Quando se pensa em DEFORMIDADA DA COLUNA VERTEBRAL, imediatamente o que vem à cabeça é a ESCOLIOSE, principalmente ESCOLIOSE do adolescente. No entanto, apesar de pouco bem menos conhecida e bem menos frequente, a DEFORMIDADE que acomete a COLUNA CERVICAL é uma situação extremamente incapacitante, com consequências bem mais dramáticas que qualquer deformidade que acometa outro segmento da coluna vertebral. Ao contrário do restante da coluna vertebral, cuja principal apresentação da deformidade é a escoliose, a principal forma de DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL é a CIFOSE.

Exemplo de DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL com importante CIFOSE. Nesse caso, ao não se conseguir sustentar a cabeça, ocorre inclusive dificuldade para se olhar para frente o que muito prejudica a capacidade de andar sozinho.

Muito mais que DOR, a DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL leva à intensa limitações de atividades cotidianas com INTENSO IMPACTO na QUALIDADE DE VIDA, incluindo por exemplo, dificuldade para se alimentar (engolir a comida) e para andar, devido à dificuldade para “OLHAR PARA FRENTE”. Um estudo publicado em 2017 mostrou que indivíduos com DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL tinham índices de indicadores de QUALIDADE DE VIDA piores que indivíduos com câncer de próstata e mama e comparáveis com indivíduos com cegueira, enfisema pulmonar, insuficiência renal crônica e sequela de Acidente Vascular Encefálico (“Derrame Cerebral”).

Imagem mostra os valores de um INDICADOR de QUALIDADE DE VIDA (EQ-5D) de indivíduos com DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL, comparável com outras doenças crônicas com câncer de mama e próstata, cegueira, enfisema pulmonar e AVE.
Fonte: Smith JS, Line B, Bess S, Shaffrey CI, Kim HJ, Mundis G, et al. The Health Impact of Adult Cervical Deformity in Patients Presenting for Surgical Treatment: Comparison to United States Population Norms and Chronic Disease States Based on the EuroQuol-5 Dimensions Questionnaire. Neurosurgery. 2017;80(5):716-25.

Muitas vezes, principalmente em casos mais complexos e graves, a CORREÇÃO CIRÚRGICA requer o uso de OSTEOTOMIAS DA COLUNA CERVICAL, um procedimento que se associa com risco bastante elevado para PERDA SANGUÍNEA INTENSA e ALTAS TAXAS DE COMPLICAÇÕES. No entanto, tal técnica é capaz de promover importante CORREÇÃO DA DEFORMIDADE, o que se associa com importante RESTAURAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA.

Em 2014, um artigo publicado na revista Spine, periódico de maior prestígio no ramo da cirurgia da coluna vertebral, pelos autores Han Jo Kim (do Hospital for Special Surgery de Nova Iorque, EUA) e K. Daniel Riew (na época, da Washington University in St. Louis, atualmente da Columbia University em Nova Iorque, EUA) apresentaram uma série de 38 casos de DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL complexas em que trataram com uma técnica cirúrgica alternativa. Com o paciente sob TRAÇÃO CRANIANA, ao invés da realização de OSTEOTOMIAS pela VIA POSTERIOR, realizavam a CORREÇÃO DA DEFORMIDADE pela VIA ANTERIOR, complementando com FIXAÇÃO pela VIA POSTERIOR e, caso necessária, correção adicional. Eles demonstraram o MESMO PODER de CORREÇÃO comparado com uma OSTEOTOMIA pela via posterior, porém com MENOR PERDA SANGUÍNEA e MENOS RISCO de COMPLICAÇÕES.

Recentemente, o Dr. Raphael Pratali operou um caso complexo de DEFORMIDADE CERVICAL através da técnica de DUPLA ABORDAGEM, com a CORREÇÃO DA DEFORMIDADE pela VIA ANTERIOR, complementada pela FIXAÇÃO e correção adicional pela VIA POSTERIOR (vide imagens abaixo).

Radiografia de um caso complexo de DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL, com uma cifose de 104° .
Imagem obtida durante a cirugia – com o posicionamento adequado e instalação de tração craniana, já se nota redução parcial da deformidade. Foram colocados pinos (Caspars) para auxiliar na correção da deformidade.
Imagem durante a cirurgia mostrando a correção da deformidade pela via anterior com a colocação dos cages para reconstruir a altura da parte anterior da coluna.
Resultado final da correção da deformidade com a complementação com fixação pela via posterior e correção adicional.
Comparação da DEFORMIDADE DA COLUNA CERVICAL antes e depois da cirugia.

Dr. Raphael Pratali comenta sobre o caso: “Ter tido a oportunidade de aprender essa técnica de correção de deformidades complexas da coluna cervical diretamente com o Dr. Daniel Riew e com o Dr. Han Jo Kim passa toda a confiança para a obtenção de melhores resultados com essa cirurgia. Tal experiência permitiu a aquisição de pequenos truques que mudam completamente a perspectiva da cirugia. O principal aspecto para o bom resultado dessa cirurgia é o POSICIONAMENTO ADEQUADO do paciente. Como diria Dan Riew… POSITION, POSITION, POSITION!!!”.

REFERÊNCIAS:

1. Smith JS, Line B, Bess S, Shaffrey CI, Kim HJ, Mundis G, et al. The Health Impact of Adult Cervical Deformity in Patients Presenting for Surgical Treatment: Comparison to United States Population Norms and Chronic Disease States Based on the EuroQuol-5 Dimensions Questionnaire. Neurosurgery. 2017;80(5):716-25.

2. Kim HJ, Piyaskulkaew C, Riew KD. Anterior Cervical Osteotomy for Fixed Cervical Deformities. Spine (Phila Pa 1976). 2014,39(21):1751-7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *