INFILTRAÇÃO NA COLUNA LOMBAR

A realização de procedimentos de infiltração ou bloqueio, tanto foraminal quanto na articulação facetária, da coluna lombar tem sido uma importante ferramenta no TRATAMENTO DA DOR em pessoas com lombalgia ou dor ciática.

Esses procedimentos estão indicados em diversas doenças lombares, incluindo PROTRUSÃO DISCAL, HÉRNIA DE DISCO ou ARTROSE INTERAPOFISÁRIA.

A visualização do local a ser feita a aplicação na COLUNA VERTEBRAL, através do aparelho intensificador de imagem (fluoroscopia) permite uma segurança total ao procedimento. É feita uma sedação para maior conforto do paciente, porém sem a necessidade de anestesia geral. O paciente vai pra casa no mesmo dia e retoma sua atividade de reabilitação no dia seguinte ou no segundo dia.

Há duas grandes vantagens na realização do procedimento:

O controle da dor, que ocorre em 90% dos casos, e permite o paciente fazer a reabilitação fisioterápica muito mais eficaz, sem a limitação causada pela dor.

A melhora da dor após o procedimento auxilia no diagnóstico, sendo confirmado que a causa da dor está associada com o local que foi feita a infiltração.

Recentemente fiz um levantamento e é incrível como o número de CIRURGIAS para o tratamento dessas condições tem REDUZIDO, uma vez que conseguimos controlar a DOR através desse procedimento muito menos invasivo.

Hérnia de disco lombar (seta)
Compressão da raiz nervosa que irá compor o nervo ciático
Imagem vista na fluoroscopia (intensificador de imagem) mostrando a agulha localizada e a medicação com contraste alcançando a raiz nervosa comprimida