INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Sem dúvidas, de todos os avanços tecnológicos da chamada ERA 4.0, a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL é a que mais vai impactar a vida do ser humano. A ideia de uma “MÁQUINA PENSANTE” nos intriga há muito tempo, principalmente graças a inúmeros filmes que ficaram na nossa memória.

Isso vem acompanhado por um certo medo de que por melhor que sejamos em alguma coisa, não seremos capazes de COMPETIR com o computador. Um exemplo clássico é a série de jogos de xadrez entre o melhor enxadrista do mundo, Garry Kasparov, e o computador Deep Blue desenvolvido pela IBM. Kasparov venceu a primeira série mas perdeu a segunda e então o computador foi desmontado sem o desempate.

Assim, fica o sentimento de rivalidade, enquanto na verdade o correto é entender que a PARCERIA entre a IA e o homem, que vai melhorar muito a eficiência do nosso trabalho.

Dentro da MEDICINA, esse processo será muito profundo. Algumas áreas, principalmente no campo do DIAGNÓSTICO, serão completamente reformuladas para aumentar a produtividade, totalmente baseado em padrões que os computadores mais modernos são muito superiores ao cérebro humano.

Na cirurgia da coluna vertebral, já existem avanços quanto à aplicabilidade da IA no processo de decisão quanto a cirurgia na ESCOLIOSE DO ADULTO. A taxa de complicação é muito elevada nesse tipo de cirurgia e foi desenvolvido um algoritmo, a partir de um imenso banco de dados, para avaliar onde cada caso se encaixa quanto às expectativas de complicações e taxa de sucesso com a cirurgia. Alguns dados desse estudo já foram publicados no artigo abaixo.

No entanto, o computador nunca vai conseguir desenvolver EMPATIA, ou seja, ele nunca vai SUBSTITUIR o homem.

Assim, o 4º módulo do curso CIRURGIA DA COLUNA NA ERA 4.0 abordará o tema INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, com grandes especialistas em suas áreas explicando todo esse processo.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *