ESCOLIOSE DO ADULTO

Como Junho é o mês de conscientização sobre ESCOLIOSE, não tem como não falar sobre ESCOLIOSE DO ADULTO, que apesar de não ser tão comentada é a forma mais frequente de ESCOLIOSE. Ao contrário da ESCOLIOSE IDIOPÁTICA, A ESCOLIOSE DO ADULTO está diretamente relacionada com DOR e piora da qualidade de vida. Além disso, é mais comum em IDOSOS.

Dr Raphael Pratali nos últimos anos tem contribuído muito para o melhor conhecimento e entendimento da ESCOLIOSE DO ADULTO.

Listamos aqui alguns dos artigos mais importantes e relevantes publicados no assunto:

Dr. Pratali liderou esse projeto que, em conjunto com alguns dos principais membros da Sociedade Brasileira de Coluna, traduziu para o Português os principais termos relacionados com os conceitos da ESCOLIOSE DO ADULTO para sua utilização no Brasil. Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Esse estudo mostrou a prevalência da ESCOLIOSE DO ADULTO na população brasileira, informação extremamente relevante e ainda inédito. Além disso, similar ao que conhecia a partir de publicações internacionais, ficou evidenciado que a frequência aumenta com a idade. Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Para se conhecer bem uma doença, é preciso entender a diferença que ela causa comparado com o normal. Assim, com a parceria da Profa. Virginie Lafage, principal pesquisadora sobre ESCOLIOSE DO ADULTO no mundo, Dr Pratali conduziu esse estudo que apresentou as referências dos padrões de normalidade dos parâmetros considerados na ESCOLIOSE DO ADULTO, considerando a maior amostra da população brasileira já publicada. Esse estudo foi apresentado em um dos principais congressos de cirurgia de coluna do mundo, o Global Spine Congress na edição de 2017, realizado em Milão, Itália. Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Nesse estudo, foi demonstrado a influência dos parâmetros SAGITAIS (que são considerados pela radiografia lateral ou perfil), mais importantes na ESCOLIOSE DO ADULTO, no resultado de cirurgias de artrodese na coluna vertebral. Esse estudo foi premiado como um dos melhores trabalhos no Congresso Brasileiro de Coluna de 2015 e foi apresentado na edição de 2015 do Global Spine Congress, realizado em Buenos Aires, Argentina. Clique aqui para acessar o artigo.

Estudo muito importante em que ficou demonstrado que nos casos mais graves de ESCOLIOSE DO ADULTO, aqueles que requerem cirurgia com osteotomias, apesar da elevada taxa de complicações o tratamento cirúrgico é extremamente benéfico para os pacientes, melhorando consideravelmente a dor e a incapacidade funcional. Dr Pratali apresentou esses dados durante o plenário do 4° International Spinal Deformity Symposium, em Nova Iorque, EUA, no ano de 2018. Clique aqui para acessar o artigo.

Contando com a colaboração do Dr Frank Schwab, grande ícone da cirurgia da coluna e autor da classificação de ESCOLIOSE DO ADULTO mais utilizada, Dr Pratali escreveu um artigo de atualização sobre os principais conceitos do diagnóstico e tratamento. Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Esse artigo de atualização, apresenta os conceitos de um novo método diagnóstico que permite a avaliação completa na ESCOLIOSE DO ADULTO, incluindo todos os componentes que causam a deformidade (inclusive tridimensionalmente) assim como os mecanismos de tentativa de compensação, o que melhora o sucesso do tratamento cirúrgico.

Esperamos que toda essa informação seja útil. Se ficou alguma dúvida e gostaria de mais informações, entre em contato pelos canais de comunicação com o Dr Raphael Pratali.

Abraço e se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *