2° MUTIRÃO DE CIRURGIA DE ESCOLIOSE BSSG

PROJETO #MUDEACURVA

Entre os dias 01 e 04 de Fevereiro de 2021, o Dr Pratali participou do 2° MUTIRÃO DE CIRURGIA DE ESCOLIOSE do Brazilian Spine Study Group, que ocorreu em São Luis no Maranhão.

Chegada da equipe no aeroporto de São Luis

Foram realizadas 28 cirurgias complexas de deformidade da coluna vertebral em pacientes pediátricos, incluindo crianças e adolescentes, que estavam aguardando sua cirurgia na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Maranhão. Havia pacientes que estavam esperando sua cirurgia há 13 anos e finalmente conseguiram realizar seu sonho. Estava programada a realização de 30 cirurgias, mas infelizmente por conta da PANDEMIA, todos pacientes tinham que realizar o teste para o Covid-19 e dois pacientes testaram positivo e não puderam ser operados.

Dr Pratali e Dr Carlos Romeiro conversando com uma das pacientes operadas, logo antes de começar a cirurgia.
Dr Pratali durante uma das cirurgias. Ao lado, o Dr Bruno Anscheschi, professor de ortopedia da UNESP, que participou como cirurgião voluntário do mutirão.

Essa ação faz parte do PROJETO MUDE A CURVA (#MUDEACURVA), idealizado pelo Brazilian Spine Study Group, do qual o Dr Pratali é um dos sócios fundadores, visando ajudar na assistência a pacientes de regiões menos privilegiadas. O projeto é totalmente filantrópico e contou com ajuda indispensável da empresa multinacional MEDTRONIC, que doou todos os implantes necessários para a realização das cirurgias além de diversos equipamentos, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), onde ocorreram todas as cirurgias, da Azul Linhas Aéreas, que doou as passagens de toda a equipe médica que se deslocou até São Luis, e do Brisamar Hotel, que hospedou toda a equipe.

Vale ressaltar que para essa ação participaram os seis cirurgiões de coluna que pertencem ao BSSG, mas também cirurgiões locais, principalmente o Dr Sebastião Vieira de Morais, chefe do Serviço de Ortopedia do HUUFMA, além de 11 cirurgiões de diferentes estados que foram como voluntários para ajudar nas cirurgias mas também terem a oportunidade de aprender e pegar mais experiência com casos complexos como os que foram operados durante o evento. Três neurofisiologistas ajudaram para a monitorização da função neurológica dos pacientes durante os procedimentos, com o objetivo de reduzir o risco de complicações. Não podemos esquecer dos residentes de ortopedia do HUUFMA, que tanto se dedicaram mas que tiveram uma intensa formação com cirurgias de deformidades complexas da coluna, e todos os funcionários do hospital, incluindo desde a enfermagem até da limpeza, do centro-cirúrgico à recepção, que durante todo o tempo se dedicou de corpo e alma ao projeto, e que sem eles nada teria dado certo.

Momento de descanso e descontração com os seis membros do Brazilian Spine Study Group entre as cirurgias.

Veja o comentário do Dr Pratali sobre o evento:

“É uma alegria sem tamanho participar de um evento como esse. Foi o segundo pois em 2019 fizemos o inaugural em Recife. Estávamos muito apreensivos por conta da situação da Pandemia, mas tínhamos ido avaliar os pacientes na triagem em Dezembro e vimos uma menina esperando a cirurgia havia 13 anos e sabíamos que essa seria uma chance de ouro para essas crianças e adolescentes. Resolvemos encarar, mesmo com todos os riscos, e deu tudo certo. Estava programado para realizar 30 cirurgias, mas infelizmente dois casos testaram positivo para Covid-19 e não puderam ser operados. É indescritível poder ajudar a mudar a vida dessas crianças e adolescentes, além de suas famílias, que passam tanto tempo sofrendo na espera para a realização da cirurgia. O astral de todos envolvidos é incrível, contagiante, e por mais que chegue um momento de cansaço, sempre um motiva o outro e partimos para a próxima. São momentos que jamais esqueceremos. Na contagem regressiva para o próximo mutirão”.

Foto tirada logo após o final da última cirurgia (28a). Todos cansados, mas muito felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *