Estágios internacionais

Twin Cities Spine Center – Minneapolis (EUA): Em 2010, visitou o serviço Twin Cities Spine Center em Minneapolis (MN) onde pode conhecer e conviver com alguns dos principais ícones da cirurgia da coluna vertebral, incluindo o finado Dr. Robert Winter, além dos Drs. John Lonstein, Francis Denis e Ensor Transfeldt.

Washington University in St. Louis – Saint Louis (EUA): Realizou estágio (fellowship) em deformidade da coluna vertebral com o Dr. Lawrence Lenke, em 2012, na Washington University in St. Louis. Dr. Lenke é o principal nome da cirurgia de deformidade da coluna vertebral no mundo, sendo autor do sistema de classificação utlizado na Escoliose Idiopática do Adolescente. Nesse estágio, o Dr. Pratali pode acompanhar dezenas de cirurgias e centenas de atendimentos de casos, dos mais complexos possíveis, de deformidade da coluna vertebral com o Dr. Lenke.

New York University – Nova Iorque (EUA): Em 2013, realizou estágio em deformidade da coluna vertebral do adulto na New York University, com o Dr. Frank Schwab, autor do sistema de classificação da Deformidade da Coluna Vertebral do Adulto, adotada pela Scoliosis Research Society (principal entidade de pesquisa em deformidade da coluna vertebral do mundo). Dr. Schwab é considerado o cirurgião com a maior experiência no mundo no tratamento da Deformidade da Coluna Vertebral no adulto, principalmente considerando a perda do alinhamento sagital

Em 2014, Dr. Pratali retornou à NYU para realizar um estágio em pesquisa sobre Deformidade da Coluna Vertebral do Adulto com a pesquisadora Virginie Lafage, líder de pesquisa dos principais estudos conduzidos pela International Spine Study Group.

Hospital for Special Surgery – Nova Iorque (EUA): Em 2018, realizou novo estágio em deformidade da coluna vertebral e no tratamento das doenças da coluna cervical no Hospital for Special Surgery (HSS), com os Drs. Han Jo Kim, Frank Schwab e Todd Albert. O Hospital for Special Surgery recebeu o título de hospital número 1 em cirurgias ortopédicas nos EUA pelos últimos 9 anos consecutivos.